segunda-feira, 27 de outubro de 2014


JOVEM DO CEDEJOR CENTRO-SUL DO PARANÁ PARTICIPOU DO V INTERCÂMBIO DA JUVENTUDE RURAL BRASILEIRA EM NOVA FRIBURGO/RJ






Juciele Gatto, moradora da comunidade de Bela Vista do Carmo, município de Imbituva participou da 3ª etapa do V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira na semana de 11 a 18 de outubro, evento organizado pela Rede Jovem Rural. 10 (dez) jovens da Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo participaram dessa etapa.  O grupo foi recebido pelo Instituto Bélgica - (IBELGA) em Nova Friburgo/RJ. Os jovens ficaram hospedados em casas de agricultores familiares da região serrana do Rio de Janeiro, tendo um contato mais próximo com a rotina do lugar, conhecendo e compartilhando novas experiências vividas nas suas respectivas regiões.
Juciéle, na ocasião, assim como todos seus colegas intercambistas, apresentaram sobre suas instituições e também sobre as atividades que desenvolvem em suas propriedades, experiências de formação e de vida. Vale salientar que Juciele Gatto foi orientada no ano de 2012 e elaborou seu projeto de “Artesanato em Crochê”, na ocasião participava da formação do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, implementado pelo CEDEJOR (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural). Em 2013 voltou para o Centro de Formação para participar do Programa Novos Rurais e com o apoio recebido ela implantou em sua propriedade o “Ateliê BELARTES”: Produtos artesanais em crochê, hoje sua propriedade é uma Unidade Demonstrativa, referência em sua comunidade e município.
Juciele afirma que “ter participado do V intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, foi muito importante, pois conheci muitas experiências novas. Concluí minha formação em 2012 no Cedejor e estou procurando técnicas novas para aplicar no campo, para continuar na agricultura. A hidroponia me chamou a atenção, nunca tinha visto de perto, plantamos do jeito convencional, mas vou tentar fazer na propriedade da minha família".
Os jovens durante toda a semana visitaram uma infinidade de experiências na Serra Fluminense, como o trabalho para a prevenção de nascentes, Captação de água e armazenamento, produção de olerícolas, produção de flores, dentre outras atividades. “Enfim o intercambio mostrou aos participantes novos caminhos para se pensar no futuro e nos trouxe grandes amigos que levarei por toda minha vida, cada um com seu jeito, sotaque, sua história de vida”, afirma Juciele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário