quinta-feira, 25 de julho de 2013

Diagnóstico Rápido Participativo

Foi realizado no Núcleo do Cedejor do Vale do Rio Pardo/RS, em Albardão, o 1º Diagnóstico Rápido Participativo, promovido pela EMATER/RS. Nesse trabalho, foi confeccionado um mapa do território contendo os principais pontos fortes e fracos como também as fortalezas que servem de referencia para orientar o planejamento da comunidade. Mais uma vez o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural apareceu como uma oportunidade para capacitação através de cursos de informática. 


A primeira sinalização para a importância do núcleo para a comunidade foi apresentado pelos produtores no Planejamento Plurianual proposto pela Prefeitura de Rio Pardo. Além disso, o CEDEJOR é considerado uma fortaleza para os produtores, ao ser considerado um ponto de referencia para a realização de várias atividades, como cursos e reuniões. Segundo o Coordenador do Núcleo, Sr. Martin Dorneles “é necessário diversificar as ações sociais positivas para a comunidade e para os jovens rurais.” 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Referência em Agroecologia

Jovens e agricultores de Guamiranga visitam o CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. Neste mês um grupo de Alunos do Colégio Estadual da Localidade de Boa Vista, e agricultores do município realizaram visita técnica ao CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A visita teve como objetivo principal que o público participante se apropriasse dos sistemas agrários alternativos, como tecnologia adaptativa, orgânica e agroecológica, com um enfoque específico em olericultura como produção vegetal.

Os agricultores do município já produzem olerícolas para comercialização e no segundo semestre irão fornecer produtos para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) – Compra direta. A expectativa é que o aprendizado de diferentes técnicas estimule a inovação na produção de maneira alternativa, de baixo custo e de qualidade.

Um dos momentos que mais chamou a atenção do grupo quando foi apresentada a estufa de bambú, uma estufa de baixo custo, de grande durabilidade e que não causa dano algum ao meio ambiente. O responsável disponibilizou ao público participante uma cartilha explicativa da técnica. O grupo de alunos construirá, com apoio de um técnico uma estufa de bambú ao lado da horta da escola, para que sirva de exemplo à outros alunos e também à comunidade.

Os visitantes tiveram a possibilidade de conhecer também uma técnica milenar chinesa chamada de relógio do corpo humano. Trata-se de uma horta em formato de mandala, formado por plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Essas plantas de acordo com cada horário, estimulam um determinado órgão do nosso organismo. No CPRA, dentro desse “relógio” existem mais de 2.000 espécies. Os jovens e agricultores trouxeram mudas de várias espécies para plantarem em suas propriedades e darem prosseguimento a preservação de espécies e a cultura popular.

O Projeto Espaços de Juventude e Cidadania – Estreitando as Tramas da Rede Juvenil Chão de Sonhos, com apoio do Instituto OI Futuro, possibilita várias oportunidades aos grupos participantes, tanto de desenvolvimento pessoal como de desenvolvimento técnico, de apoio a projetos de geração de renda. Vale ressaltar a parceria com a Prefeitura de Guamiranga que nos disponibilizou o transporte para a realização dessa visita técnica.

Por: Cristiane Tabarro
Coordenadora de Núcleo do Cedejor, Centro-Sul do Paraná