domingo, 23 de junho de 2013

Atividades no contexto do "Novo Rural"

Nos dias 15 e 16 o CEDEJOR Caminhos do Tibagy realizou o III Módulo de formação do Programa Novos Rurais. Dia 18 foi a vez dos jovens do Território Centro Sul do Paraná finalizar seus projetos. Foram duas turmas de 20 jovens participantes e 37 projetos desenvolvidos. Esse programa visa a formação continuada de jovens Agentes de Desenvolvimento Rural, para que planejem e implementem novos emprendimentos em suas Unidades Familiares. Ainda nesta fase, o CEDEJOR das Encostas da Serra Geral terá dois encontros de formação, dias 26 e 27 de junho, e 03 de julho.

O Programa Novos Rurais é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Souza Cruz  e está sendo aplicada em várias entidades, uma das quais o Cedejor. O Programa busca despertar novas possibilidades e oportunidades para que jovens rurais elaborem projetos de geração de renda e que possam ser Unidades Demonstrativas em suas comunidades. Estes projetos contribuem para estimular a reflexão do conjunto de atividades desenvolvidas na Unidade Familiar e vislumbrar novas atividades e formas de planejamento.


A primeira fase do Programa Novos Rurais contemplou 3 módulos de formação, com conteúdos voltados para a gestão de projetos rurais sustentáveis, com foco na diversificação, dialogamos com temas sobre a Agricultura familiar, Novo Rural, Pluriatividade, multifuncionalidade e Territorialidade. E também, a compreensão do meio rural como um espaço de oportunidades e potencialidades. E refletindo sobre o viés: a permanência do jovem no meio rural apresentamos sobre o protagonismo dos jovens e o empreender. Mas o que seria empreender no meio rural? Empreender é a atividade dirigida por jovens rurais integrada e/ou complementar ao desenvolvimento da Unidade Familiar de Produção, que busca promover a geração de trabalho e renda, a circulação de riquezas e o desenvolvimento de territórios rurais.

"Quando o jovem decide empreender ele acaba de assumir uma grande responsabilidade. E para dar conta dessa responsabilidade é preciso planejar. O planejamento pode ser um excelente instrumento para orientar o caminho de um empreendimento para que ele alcance seus resultados e objetivos. Planejamento é o processo que busca estabelecer objetivos futuros e organizar os meios e recursos para alcançá-los, e ao jovem empreendedor cabe a tarefa de adquirir conhecimento e dominar ferramentas que permitam o alcance dos objetivos propostos ao implantar seu empreendimento", explicou a educadora Cristiane Tabarro.

Em julho serão selecionados entre os projetos elaborados, 20 projetos que receberão apoio financeiro para a construção de Unidades Demonstrativas. Os demais projetos poderão buscar apoio e parcerias no próprio municipio para também serem desenvolvidos. As unidades demonstrativas deverão ter caráter educativo; funcionar como pólo de difusão junto aos jovens formandos; ser replicáveis em escala maior e proporcionar aos jovens modelos de atividades capaz de mantê-los nas comunidades. Em dezembro serão realizados Workshops nessas Unidades Demonstrativas.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Sucessão na Agricultura Familiar

O tema é muito polêmico, poucos jovens o conhecem e grande parte das famílias tem coragem e maturidade para tratar deste assunto com antecedência. O fato é que existem dados comprovando que o nosso campo está envelhecendo, existem comunidades que não possuem mais jovens. Lá ficaram apenas os casais, pais, avós trabalhando com a agricultura. A Agricultura Familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos no Brasil e por 10% do PIB, ou seja, tem uma contribuição extremamente importante para o desenvolvimento do país.

Um movimento básico para a reprodução da Agricultura Familiar é a transmissão do patrimônio familiar, e isto é um processo tardio. Os agricultores tendem a retardar a transferência pra os filhos, o intuito é os pais manter sua autoridade no estabelecimento familiar o máximo de tempo possível. O que precisamos saber é quais os principais elementos que compõe o processo sucessório: quem ficará no estabelecimento paterno? Em que circunstâncias e como são compensados os herdeiros não sucessores? Qual o momento da sucessão? E a relação de rapazes e moças com o processo sucessório? Muitas vezes os pais já escolheram o sucessor, mas, na maioria das vezes, esta decisão ainda não foi discutida com todos os membros da família.

Fotografia: Jovani Puntel

O CEDEJOR vem discutindo este tema com os jovens rurais, seja através de encontros presenciais ou reuniões virtuais com outros jovens rurais. Este é um tema polêmico e esta sendo discutido através do Projeto Espaços de Juventude e Cidadania, apoiado pelo Instituto Oi Futuro. O tema exige que a questão seja enfrentada para que pais e filhos possam dialogar com maturidade e encontrar meios para que as pessoas, principalmente os filhos, os jovens rurais, possam vislumbrar perspectivas de desenvolver seus projetos de vida no campo.

Por EngªAgrª Edna Techi Loche
Coordenadora de Projetos no CEDEJOR CSP
ednaloch@cedejor.org.br

terça-feira, 4 de junho de 2013

Projetos de geração de renda

Vinte e cinco jovens Agentes de Desenvolvimento Rural de diferentes municípios da região se reuniram na unidade familiar do Agente de Desenvolvimento Rural Amândio Kuhen, no município de Braço do Norte para a realização do 2º Encontro do Grupo Temático de Pastoreio Racional Voisin.

Fotografia: Jovani Puntel

Este encontro teve como objetivo capacitar os jovens em sobressemeadura de pastagens de inverno para bovinocultura de leite. Para realização deste objetivo o Engenheiro Agrônomo Jailso Epping da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, colaborou na tarde de campo sobre o tema, palestrando e orientando a implementação de piquetes da unidade familiar. Explicou sobre a sobressemeadura de aveia e azevém, indicando para os participantes as melhores variedades de pasto, cálculo de custo de implantação, manejo de implantação, cuidados a serem levados em conta na hora de decidir e fazer o uso desta tecnologia. O objetivo da utilização da técnica de sobressemeadura é proporcionar alimento de alto valor nutritivo no período de inverno, utilizando a pastagem o ano inteiro e maximizando a produção de bovinos a pasto. Para finalizar o encontro foi servido um delicioso café colonial, oferecido pela família, que colocou sua unidade familiar a disposição do grupo.

Entidade promotora do evento: Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural das Encostas da Serra Geral, através do Projeto Juventude e Cidadania – estreitando as tramas da Rede Juvenil Chão de Sonhos, com apoio do Oi Futuro.


Também contribuíram para a realização do evento, o   Coletivo de Jovens da Agricultura Familiar (Sintraf/SC); Cooperativa de Crédito Rural (Cresol), Interação Solidária, Cooperativa de produção e comercialização da Agricultura Familiar (Cooper Família); Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar.