quinta-feira, 30 de maio de 2013

Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural

A realização do I Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná foi uma construção coletiva entre equipe, Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) e Conselho Deliberativo do Cedejor, partindo do ideal de resgate e aproximação do valioso capital social formado pelo Cedejor.


Durante o evento teve a palestra “Oportunidades de crédito para jovens rurais: viabilidades dos projetos de geração de renda e cooperativismo.” Contamos com a presença do Diretor da Cooperativa de Crédito Cresol, Sr. Baser; Regional de Prudentópolis, Sr. Valdomiro Kordiak; da Cooperativa de Crédito Sicredi através do Gerente Sr. Leandro Bobato; Agência de Guamiranga e também da Cooperfamília/SC, representado por sua Presidente Srª Arlete Bloemer de Souza. Todos esses parceiros falaram sobre o tema, de acordo com as experiências em suas entidade.


O I Seminário de Agentes de Desenvolvimento Rural do Cedejor faz parte de um processo de mapeamento de demandas da juventude rural do Território Centro-Sul do Paraná. Os grupos de trabalho debruçaram-se na análise e avaliação dos projetos de geração de renda elaborados pelos jovens e seu estágio de desenvolvimento; quais dificuldades encontraram para efetivar a implantação, que outras atividades diversificadas realizam em suas propriedades. Também foi feita uma discussão sobre ser jovem no meio rural nos dias de hoje e o sentimento de pertença ao cenário do Novo Rural.

A partir dos dados levantados pelos grupos os jovens elaboraram a “Carta da Juventude Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná.” Em consonância a esse trabalho interligamos os temas abordados pelos nossos palestrantes. Nossos parceiros resgataram em nosso público a valorização de ser jovem rural, viabilidades de projetos de geração de renda, oportunidades de crédito e também a compreensão sobre Cooperativismo.


A Carta da Juventude Rural do Cedejor Centro-Sul do Paraná foi apresentada ao poder público e lideranças locais presentes no evento. O documento foi entregue oficialmente à Prefeita do município de Guamiranga, Srª Telma Fenker, que será a porta voz desses jovens junto ao Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná.

Por: Cristiane Tabarro
Coordenadora de Núcleo do Cedejor Centro-Sul do Paraná

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oficina de Ateliê de Projetos, no Vale do Rio Pardo


Nos dias 21 e 22 de maio, 13 Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR) participaram na oficina Ateliê de Projetos - do Projeto Espaços de Juventude e Cidadania, nos municípios de Rio Pardo e Segredo-RS. 20 ADR´S já estão inscritos para as atividades. Jovens interessados ainda podem se inscrever para as próximas oficinas, que vão acontecer dias:
- 8 e 22 de Junho no Vale do Rio Pardo, e
- 15 e 29 de Junho, no Centro Serra.


O Coordenador do Núcleo do Vale do Rio Pardo, Sr. Martin Dorneles agradece o apoio da equipe do Vale do Rio Pardo que se doou para que as atividades fossem realizadas com sucesso, em diferentes locais. Agradecemos a Paróquia São Marcos, de Segredo - que disponibilizou o local; aos ADR´S presentes na oficina, ao ADR Fabrício Silva que esta prestando um excelente trabalho voluntário para o Cedejor nos municípios do Território Centro Serra.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Curso de Formação de Jovens em Agricultura Sustentável

Nesta 4ª feira, dia 1º de maio, dia do trabalhador acorreu o lançamento do Curso de Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica, que tem como nome fantasia, “Jovens Semeando Terra Solidária”. Este trabalho esta sendo viabilizado através de parcerias entre a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF – SUL), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


O evento aconteceu na sede do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural e participaram lideranças locais, familiares e jovens interessados em fazer o curso. Durante a abertura do evento houve a manifestação de diversas lideranças, entre elas o Prefeito de Lauro Müller, Sr. Fabrício Kusmin Alves, a Vereadora Srª Soraia Librelatto, o Pároco da Igreja Matriz Imaculada Coração de Maria, Pe. Valmor Della Justina, o Sr. Luciano de Melo Philippi (Coordenador do Cedejor) e a Agente de Desenvolvimento Jéssica Destro, multiplicadora do Curso em Lauro Müller.

 O Curso “Jovens Semeando Terra Solidária” tem como objetivo geral construir espaços de formação e organização da juventude da agricultura familiar, a partir da afirmação e valorização do espaço rural, tendo em vista a sua permanência no campo com renda, educação e qualidade de vida. Este curso tem como público prioritário jovens agricultores familiares  de 16 a 35 anos de idade, que acreditam que espaços de formação, são uma das ferramentas de desenvolvimento e que estas, em conjunto com outras necessidades, são oportunidades para o fortalecimento da agricultura familiar.


Este Curso idealizado pela  FETRAF – SUL/CUT, tem sua origem no debate que o movimento juvenil da agricultura familiar vem fazendo nos últimos anos. Durante o II Acampamento da Juventude da Agricultura Familiar realizado em abril de 2011, no município de Concórdia SC. Esta discussão ganhou maior força, quando se levantou a necessidade de formação para a Juventude, contando na oportunidade, com a presença da Universidade Federal Fronteira Sul, uma das parceiras da ideia.

Com esta demanda clara levantada pelos jovens da Agricultura Familiar e suas entidades, no Acampamento, a FETRAF-SUL/CUT - Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar procurou a Universidade e apresentou uma proposta de um curso de formação de jovens, com o intuito de dar encaminhamento das necessidades dos jovens, levantadas naquele encontro. A partir desta necessidade começou um conjunto de articulações com diversas organizações, entre elas o Ministério de Desenvolvimento Agrário/Governo Federal para colocar em prática este grande projeto de formação para os jovens da agricultura familiar da região sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná).


Importante registrar que a meta é de 4.800 jovens capacitados na região Sul. Lauro Müller está incluído como cidade que sediará uma dessas turmas que farão parte deste belíssimo projeto. Para sua execução, no Território das Encostas da Serra Geral, o curso “Jovens Semeando Terra Solidária” conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sindicatos de base da FETRAF – SUL), CRESOL, Cedejor, Cooperfamília, Rede Ecovida, Cooper Agro-Serra e outras entidades públicas e privadas, que juntos estão compartilhando o desafio de acompanhar 07 turmas 40 jovens na região. Para maiores esclarecimentos ligar para Luciano de Melo Philippi (48) 9161-9190, ou com qualquer uma das instituições listadas acima.