domingo, 30 de setembro de 2012

Jovem aposta na criação de aves e fica no campo

Criado no meio rural, o jovem Fabrício Fernando da Silva desde pequeno auxiliou os pais, Agenor e Dulce da Silva, na propriedade rural da família em Serrinha Alta, interior de Segredo. Apesar de não ser uma tarefa fácil, nunca pensou em desistir das atividades rurais. Com o ensino médio completo, foi convidado a participar do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor). E foi na entidade que desenvolveu o projeto que hoje o mantém, com boa estabilidade, no campo. No Centro, Fabrício elaborou um projeto sobre avicultura, com análise, pesquisa de mercado, probabilidades e ainda, como forma de diversificação na propriedade.
O Passado
A família tinha o fumo como principal cultura e nenhuma experiência com galinhas. “Tínhamos só algumas soltas, para consumo próprio”, explica. Assim como outras culturas também apenas para subsídio. Hoje o carro chefe da família Silva é o milho, e claro, as galinhas, que há mais de um ano vêm apresentando resultados positivos. Com o trabalho realizado no Cedejor o jovem empreendedor deu início aos aviários na propriedade. “O Cedejor auxilia, visita e nos mostra que é possível permanecer no campo e diversificar”, diz Fabrício. Um antigo galpão recebeu algumas modificações para receber os primeiros animais e dar início à produção e comercialização de ovos.

As dificuldades
O começo, como toda atividade, não foi fácil, mas a família trabalha unida e todos se ajudam. “Eu gosto do que faço, mas dá trabalho”, ressalta. Os pais, responsáveis pela criação e educação do filho, confessam que sobre galinhas aprenderam com ele. Fabrício é filho único e conta com o apoio deles para permanência e evolução no campo. “Trabalhamos de segunda a segunda”, fala. Mas deixa evidente a satisfação que tem em trabalhar em algo que ele mesmo planejou. “Aqui sou meu próprio patrão e estudei para ficar no campo”. Arrojado, Fabrício tem se tornado referência, tanto para os mais jovens como para aqueles que pensam em diversificar em suas propriedades.

O crescimento
Este ano foi selecionado pela Cedejor para participar de um intercâmbio na Bahia para troca de experiências com jovens de todo o Brasil. Ele ainda busca aperfeiçoamento através de cursos de liderança, pesquisas na internet e participa ativamente de juventudes e associações. Hoje o jovem possui 400 galinhas, das raças Embrapa 51 e “Vermelhas”, divididas por lotes de 120. Ao todo os animais consomem cerca de cinco sacos de milho por semana com concentrado. A produção média é de 60 dúzias de ovos por semana. Os ovos são recolhidos três vezes por dia, duas pela manhã e uma à tarde. A venda é realizada na propriedade e algumas padarias da cidade, todas as quartas e sextas-feiras, com valores que variam de R$ 2,30 a R$ 2,50 a dúzia.

Futuro
Os planos agora são o melhoramento da propriedade com o projeto. “Pretendo aumentar a produção, adequar os aviários e adquirir os equipamentos necessários”. A meta para o próximo ano é a construção do silo para armazenamento do milho e mais dois aviários. Estudioso e aplicado Fabrício sabe que para manter e aumentar os negócios precisa seguir com o esquema organizacional, que ele mesmo planejou. “Optei pelas galinhas porque sei como cuidar, como manter o ambiente propício para os animais”, esclarece. O cuidado com as aves é fundamental para que se mantenham-se saudáveis, longe de pestes.


* Fonte: Gazeta da Serra/Aline Silva
Veja a matéria completa em http://www.gaz.com.br/gazetadaserra/noticia/370148-empreendedor_aos_19_anos.html
Fotografia: Jovani Puntel

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Intercâmbio da Juventude rural

No dia 21 de setembro os intercambistas vindos de sete estados chegaram no estado do Paraná para conhecer as práticas realizadas pela juventude rural e agricultores familiares do Território Caminhos do Tibagi. No roteiro da terceira etapa do IV Intercâmbio, organizado pelo Cedejor, os jovens de Pernambuco, Ceará, Tocantins, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro foram recebidos pelos educadores e jovens rurais no Núcleo de Formação localizado na cidade de Tibagi.



No roteiro, as atividades iniciaram-se com a divisão de dois grupos: o primeiro permaneceu em Tibagi e o segundo seguiu para o município de Ventania, nas propriedades dos jovens que já passaram pela formação no Cedejor. Em Tibagi, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar os empreendimentos de turismo rural e de aventura. Após a caminhada nas trilhas do Parque Estadual Guartelá e a visita ao Cânion do Rio Aipó, considerado um dos maiores do mundo, os jovens participaram do rafting nas corredeiras do Rio Tibagi.

Entre 21 e 29 de setembro, os intercambistas visitaram 6 municípios do território, práticas como hortas comunitárias orgânicas, cooperativa de mel, agroindústria de leite, entre outras.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Salão de Juventude Rural

Nos dia 22, 23 e 24 de agosto de 2012, aconteceu o 2° Encontro Estadual da Juventude Rural do Paraná. O evento dói realizado em Pontal, cidade litorânea do Estado do Paraná, reunindo cerca de 260 jovens de todas as regiões. Nesses três dias de evento foram discutidas questões importantes para a juventude, como políticas públicas e melhorias em infra-estrutura. Ao final de todas as apresentações do evento, foi elaborada uma carta. A Carta da Juventude Rural Paranaense será levada aos órgãos governamentais e apresentada como plano de melhorias para a juventude rural.


* Contribuição de Juliano Gonçalves Pereira.